Carambeí

Um pedaço da Holanda no Brasil. Carambeí já foi definida assim milhares de vezes, mas a cidade localizada a 20 quilômetros de Ponta Grossa e a 130 quilômetros de Curitiba é muito mais que um importante ponto da imigração europeia no Paraná.

Carambeí é destino certo para quem quer comer bem, para quem vai em busca de história, ou para aqueles que desejam preencher suas redes sociais de fotos em cenários cinematográficos. A marca da imigração holandesa está presente em todos os pontos de Carambeí, na arte e na cultura, na arquitetura, na gastronomia, nos museus e parques.

O Parque Histórico de Carambeí é o principal ponto para conhecer e compreender a presença dos holandeses na região, com um complexo turístico que inclui um museu a céu aberto e muitas instalações que reproduzem a história e arquitetura da época em que os primeiros holandeses estiveram na região.

Por isso, comer é um programa obrigatório para quem vai a Carambeí. As tradicionais e deliciosas tortas holandesas são itens que merecem ser consumidos, mas também devem-se provar a vasta produção de queijos (a região é uma das principais bacias leiteiras do país) e os pratos com influência da gastronomia indonésia.

Nos últimos anos o processo de industrialização da região também vem acrescentando um novo perfil de turismo em Carambeí. O processo de desenvolvimento econômico que a cidade vem passando nos últimos anos com a chegada de uma nova fábrica de vidros da Ambev fez com que o turismo de negócios também passasse a ser um motivo de visitas ao município.

O Hert Dorp, uma reprodução de um vilarejo holandês é outro atrativo que tem atraído milhares de visitantes em Carambeí. Um grande jardim e uma imensa plantação de lavandas garantem um cenário lindo e que rende fotos de sucesso nas redes sociais dos turistas que vão até o mais novo queridinho dos visitantes que buscam cenários inspiradores.