Negócios, natureza, agricultura, descanso. Arapoti é um daqueles lugares que reúnem tudo em um cenário só. Um lugar ideal para relaxar, mas também um importante destino para quem vai fazer negócios, um lugar que tem recebido cada vez mais visitantes.
De natureza rica e bela, a cidade atrai visitantes com paisagens formadas por cachoeiras e cânions, como o do Cerrado. Com economia próspera, o município é referência nos setores leiteiro, papeleiro e agrícola, se destacando também no turismo de negócios.
Rica em fauna e flora e agraciada com muitas belezas naturais, a região também é muito procurada para ecoturismo.
No aspecto cultural, a herança da imigração holandesa se revela um atributo à parte. Os detalhes da arquitetura, dos costumes e da história daquele povo europeu chamam a atenção dos turistas, que visitam museus e construções antigas. De economia próspera, o município é referência nos setores leiteiro, papeleiro e agrícola, se destacando também no turismo de negócios.
Arapoti também é conhecida por ser um polo de produção de queijos. O município está incluído na Rota de Queijos Paranaenses, um projeto do governo estadual que lista as cidades que são destaque na produção de queijos de qualidade no estado.
Na gastronomia, o prato típico do município é o lombo de festa. Genuinamente arapotiense, a receita leva produtos característicos da economia local, como lombo suíno e proteína de soja, e é muito consumida nas festas de fim de ano. A cidade ainda conta com restaurantes, pizzarias e bares que servem todos os dias opções gastronômicas variadas.