Uma pequena joia encrustada meio a campos e montanhas, com tudo aquilo que as regiões privilegiadas dos Campos Gerais têm a oferecer. Ortigueira é opção de lazer, de natureza, mas também de gastronomia e história.
Ortigueira tem muitas atrações turísticas de destaque. Além das cachoeiras, há cavernas, trilhas, serras e reservas indígenas de Queimadas e de Mococa. São muitas opções para apreciar a natureza e se divertir.
O município conta com 17 cachoeiras, formando paisagens de tirar o fôlego. Em Ortigueira também não faltam opções para quem gosta de adrenalina. Tem rapel na Cachoeira Véu da Noiva, voo livre e montanhismo na Serra Pelada, e muitas outras atrações.
A história da região também é muito rica, tendo o território foi fundado no início do século XX, por colonizadores vindos de outras cidades do estado. Conforme a população foi aumentando, o lugar foi anexado à cidade de Tibagi e passou a ser chamado de Queimadas. Em 1921, o local começou a se desenvolver com a chegada de mais imigrantes. Assim, Queimadas foi elevado à categoria de distrito de Tibagi e, alguns anos depois, seu nome foi alterado para Ortigueira, emancipando-se em 1951.
A cidade ainda é o maior produtor de mel do Paraná e o segundo do Brasil, com exportação para Estados Unidos, Canadá e Alemanha. A cidade tem projeto para desenvolver a criação de abelhas, numa iniciativa apoiada pelo Sebrae e outros parceiros.