Fundada em 1823, no mesmo Decreto Imperial que também fundou a cidade de Ponta Grossa, a Paróquia Sant’Ana tem em suas raízes a história da fé e do progresso do município sendo um símbolo da região. Dedicada a Senhora Sant’Ana, a primeira Igreja Católica de Ponta Grossa tem mais de 200 anos e muita história para contar. Construída no ponto mais alto da cidade a primeira versão da igreja era simples, mas já abrigava a fé da população. Em 1863 ocorreu a primeira ampliação da Igreja. Com o crescimento da cidade e da comunidade em 1906 uma nova igreja foi erguida no mesmo ponto. Durante o governo do Bispo Diocesano Dom Geraldo Pellanda, em 1978, após uma análise técnica de projetos e consultas optou-se por demolir a Catedral Antiga e construir uma nova Catedral que acompanhasse o crescimento populacional e atendesse às necessidades pastorais da cidade.
A atual Catedral de Ponta Grossa ao todo, do nível do chão ao ponto alto da cruz, na cúpula, tem 61,9 metros de altura. O marco arquitetônico da cidade foi construído no mesmo espaço que abrigou a primeira igreja. Para a finalização das obras foram necessárias diversas ações e campanhas. Em 2009 foi oficialmente terminada as obras da atual Paróquia Sant’Ana, a Catedral de Ponta Grossa, com a Celebração Eucarística Solene da Benção e Dedicação da Nova Igreja Catedral.
Atualmente a Paróquia Sant’Ana tem celebração da palavra nas segundas-feiras às 18h, missas de terça-feira a sábado às 18h e nos domingos missas às 9h, às 11h e às 19h.
Foto 1: Gabriel Ramos de Lima
Foto 2: Frederico de Mario
Foto 3: Fernanda Bahena Soares